Público alvo: Palestrantes, universitários, vendedores, pregadores, professores e profissionais que se utilizem a oratória para exposição de suas idéias.
Objetivo: Exposição de técnicas necessárias para transmissão da mensagem de forma fácil e simplificada, a fim de favorecer ao orador e ouvinte.
Um pouco de oratória: Falar de maneira interessante, convincente e eficaz é uma habilidade muito importante que todo profissional precisa, pode e deve desenvolver. Esse é o objetivo final do curso de oratóra. Ter uma audiência atenta, interessada e que compre as suas idéias é o desejo e a necessidade de todo orador.
O profissional que deseja ser um expositor eficaz precisa conhecer técnicas que o auxiliem a falar em público e ter perseverança para desenvolver essa habilidade. Saber trabalhar a expressividade da voz e do corpo é uma necessidade. Saber estruturar uma mensagem adequada ao público e ao resultado que deseja com a apresentação é outra. É na adequação da mensagem que concentraremos esta nossa reflexão, pois, as pessoas estarão a sua frente para ouvir o que você tem a lhes dizer.
O palestrante/vendedor/orador ou pregador precisa identificar o grau de conhecimento do público para utilizar uma linguagem clara, com analogias e exemplos que facilitem a compreensão da sua mensagem. Identificar as suas expectativas e necessidades para dirigir-lhe informações interessantes e úteis. Conhecer as suas resistências para utilizar argumentos convincentes.
Portanto, saber comunicar-se com eficácia com diversos públicos, leigo ou técnico, é uma qualidade que todo profissional deve desenvolver. É importante lembrar que palestras mal planejadas ou mal apresentadas vêm “arranhando” a imagem de muitos profissionais e, principalmente, de suas empresas, além de representarem perda de tempo para o público e (o que é mais grave) perda irremediável de grandes idéias e oportunidades de negócios.
Tente lembrar-se de quantas vezes quis desaparecer quando soube que teria que fazer uma apresentação, deu-lhe um branco, ficou calado numa reunião com medo de dar sua opinião ou, recusou convites que seriam importante para sua carreira.